o aviador irlandês

Visitação

 

Ontem, pela noite dentro, no bar do costume, recebemos a visita do velho engenheiro naval, algarvio de nascimento, educado por um tio-avô beirão. A penumbra, que se foi fazendo escuridão sem darmos por ela, desceu sobre a sala. Nenhuma voz, nenhum ruído. Velas perfumadas tremeluziam sobre os tampos negros das mesas. Jorge, o asmático, procurou a mesa mais próxima da janela e nós fizemos-lhe companhia.

O homem entrou, travestido de homem como todos os outros, de ganga azul e boné, de cara lavada e mãos sem anéis, sem alianças.

Fazia muito tempo que não ouvia a Tabacaria. Fazia sobretudo muito tempo que esquecera a primeira vez que a li. E aquele homem que me pareceu um pouco patético, de gestos de uma teatralidade excessiva e despropositada, de rosto envelhecido e voz rouca do álcool e do fumo, aquele homem que fingia não ser o verdadeiro algarvio de Tavira, engenheiro Álvaro de Campos, renascido sublime e desesperado numa noite de solidão acompanhada, esbofeteou-me com a violência com que costumam irromper as promessas traídas, deixadas para trás, falsamente esquecidas.

E por isso tremeram-me as mãos, e olhei para a porta, esperando ver entrar não sei que imagem redentora, e lembrei-me, nem sei bem por quê, de ti, cujo rosto, que só conheço de uma fotografia, sempre surge com contornos imprecisos, e pensei que poderias entrar e sentar-te a uma dessas mesas mal iluminadas, o rosto a permanecer na penumbra, preservando a distância terna e a cumplicidade silenciosa.

É bem possível que o tivesses feito.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on Maio 20, 2014 by and tagged , , , .

Navegação

%d bloggers like this: