o aviador irlandês

hoje voltei a lembrar-me de ti

Posso dizer-te que se passam muitos dias sem que eu me lembre de ti. E digo-o sem culpa, atenção, sem nenhum sentimento de culpa, porque, bem o sabes, a vida continua e há muito que tu deixaras de fazer parte dessa vida, muito antes daquele dia de outono, muito antes.

E se me lembro de ti às vezes é porque, vê só que absurdo, me acontece pensar que te vou encontrar pela rua, ou vejo alguém que se parece contigo, e há sempre um instante, e não vale a pena tentar medi-lo, em que tu não morreste porque eu acredito, no que dura esse instante, que te irei encontrar ou que estás ali mesmo, a poucos metros, frente à montra da sapataria ou a caminho da paragem do autocarro.

Mas a tua memória foi-se fazendo tão difícil de evocar, sabes? E agora, que parvoíce, até me acontece ter medo de lembrar-me porque me ponho a pensar que as memórias que tenho de ti são como um fragmento de um tecido delicado, antiquíssimo, que se recupera de um baú e que, incapazes de resistir ao fascínio de tocar-lhe, esfarelamos sem querer entre os dedos.

Primeiro desapareceu o cheiro, o perfume que eu já soube de cor, que eu era capaz de evocar, depois os contornos do rosto, a voz –  tudo perdido.

Mas permaneces aqui, é certo. De uma forma incompleta, estática, fragmentada, mas permaneces, e de tanto tempo que passou já não sei se te recordo ou te ficciono de cada vez que te evoco, se eras assim ou se fui eu que te reconstruí, à medida do que eu quis que fosses, para dar sentido à tua vida, para entender a tua morte.

3 comments on “hoje voltei a lembrar-me de ti

  1. luis eme
    Setembro 19, 2010

    é um dilema…

    podemos não ficcionar, mas seleccionamos de uma forma inconsciente o que há de melhor para recordar…

  2. carlos fonseca
    Setembro 20, 2010

    Carla, sempre criativa e pujante! Desta vez, com um aroma a Camus. É a minha opinião.

  3. César Nóbrega
    Setembro 21, 2010

    Como eu te percebo!

Deixe uma Resposta

Information

This entry was posted on Setembro 17, 2010 by .

Navegação

