o aviador irlandês

a espectadora

Aí vai, sentada junto à porta, silenciosa e intranquila, como se algo lhe faltasse. O rosto emoldurado pela écharpe de seda discretíssima, o cabelo grisalho que não oculta por inteiro os traços de uma beleza que deve ter sido esplendorosa.

Vai cedo, com tempo para tomar um chá no bar do teatro. Espreita o bilhete uma vez mais, assegura-se do dia e da hora. Deixou o marido em casa, ou já não o tem ou nunca o teve. Anda airosa, ocupada, alimenta uma curiosidade que já nada pode saciar, e nessa ânsia adia o regresso à casa silenciosa, à angústia das madrugadas. E talvez por isso o olhar tranquilo às vezes foge, refugia-se num recanto de sombras, e há nela uma tristeza que se realimenta, apesar do entusiasmo com o programa dessa noite, ou o curso de pintura ou o atelier de escrita. A impossibilidade de fuga à solidão. Tantas actividades, tão diversos interesses, tão profunda, ainda que variada, busca e tão constante o vazio.

Aí vai essa senhora, receosa de chegar tarde, incapaz de livrar-se de uma inquietação que não sabe de onde lhe vem. Verifica, uma vez mais, se tem o bilhete na bolsa. O metro avança, vai chegar com muito tempo, o  solista é um dos melhores da Europa, o programa excepcional. No regresso apontará no caderno as sensações do dia, o lampejo de alegria, a quietude que vem depois.

Agora reacomoda a écharpe, olha o relógio, cruza os dedos para que se aquietem, espera.

Anúncios

2 comments on “a espectadora

  1. Carlos Fonseca
    Julho 27, 2010

    Um retrato actual. De uma sociedade de muitas solidões, e inúmeros dias e noites no vácuo. Seja na ida ao teatro, ao canto ou ao cinema, a única companhia é este ou aquele acessório. Para elas pode ser a écharpe; para eles a gravata lustrada com que há muitos anos atendiam os clientes na loja, no banco ou em outro qualquer emprego. Lá em casa, talvez exista gato ou cão, mas não gostam de ópera, nem apreciam o Tom Hanks ou a Meryl Streep. Servem de acompanhantes caseiros e de saco de desabafos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on Julho 27, 2010 by and tagged , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: